funcionários para pet shop

Quais funcionários são necessários para abrir um Pet Shop?

É comum que, ao abrir um pet shop, o proprietário tenha algumas dúvidas sobre como estruturar a empresa. Uma delas é que tipo de profissionais são necessários para que o pet shop funcione de maneira eficiente.

Mas não precisa ficar desesperado. Nós fizemos uma listinha com especializações que vão fazer da sua equipe de colaboradores trazer o retorno de investimento que você espera. Acompanhe!

Quantos profissionais são necessários?

Depende dos serviços que você deseja oferecer dentro do seu pet shop. Se for um ponto de compra de produtos para pets, serão necessários apenas alguém que cuide do setor administrativo e financeiro e vendedor(es). Para aqueles que também querem investir em banho e tosa e/ou clínica veterinária, funcionários especializados nessas áreas precisarão ser contratados.

A quantidade de colaboradores para cada cargo vai depender do tamanho do seu empreendimento. O foco dessa decisão é a qualidade do atendimento que será oferecida ao cliente. Lembre-se que o mercado pet tem um ótimo potencial de desenvolvimento e que sua equipe vai crescer no futuro.

Abaixo listamos os profissionais necessários para que seu pet shop já comece com o pé direito:

Administrador

O profissional é responsável pelo planejamento estratégico do pet shop, organizar o funcionamento da empresa e cuidar da área financeira.

Como muitas vezes assume o papel de liderança, o administrador do pet shop pode ser o proprietário ou alguém contratado.

Vendedor

Engana-se quem pensa que a única função do vendedor é vender. A rotina desse profissional faz com que ele tenha contado direto com o cliente diariamente. Logo, ele também pode atuar como recepcionista e atendente, precisa estar atento ao estoque para que não falte nenhum produto para os consumidores e é responsável pelo caixa da empresa.

Banhista e tosador

Estes colaboradores precisam ter curso profissionalizante para exercer a função. Serão responsáveis pelos serviços de estética oferecidos no pet shop.

Caso queira, você pode investir em um esteticista para animais ou um groomer a fim de disponibilizar serviços mais gourmetizados.

Veterinário

Cuidará da saúde e do bem estar dos animais doentes e machucados.

Assim como o administrador, o veterinário também pode ser o próprio dono do pet shop ou um funcionário contratado.

Se o seu foco dor apenas cuidar de pequenos problemas de saúde e machucados menores ou se sua demanda de clientes na clínica for alta, você pode optar por contratar um auxiliar veterinário.

Diferente do veterinário, o auxiliar ainda não possui ensino superior completo na área e pode ser um estagiário no pet shop.

Recepcionista

Se o pet shop oferecer banho e tosa e serviços clínicos, você irá precisar de um funcionário que fique na recepção.

O profissional irá encaminhar cada animal para o seu tratamento ou procedimento marcado com o objetivo de manter o atendimento rápido e eficiente.

Também irá cuidar da agenda, responder os clientes nos canais de comunicação (telefone, email, whatsapp, etc), cadastrar clientes e animais, entre outras funções.

guia completo pet shop de sucesso

Ficou alguma dúvida? É só deixar nos comentários que a gente responde! Para começar o seu pet shop com tudo, que tal dar uma olhadinha no nosso Guia Completo para um Pet Shop de Sucesso?