investir no mercado pet

Em qual área investir dentro do mercado pet?

Segundo o IBGE, 44,3% dos 65 milhões de domicílios tem pelo menos um cachorro 17,7% ao menos um gato no Brasil. O país é o quarto com maior número de animais domésticos (52,2 milhões de cachorros, 22,1 milhões de gatos, entre outros pets).

Esse é um dos motivos que influenciam no crescimento do mercado pet. O Brasil é o terceiro país no ranking de faturamento com 18 bilhões movimentados em 2015. O crescimento médio é de 17% e estima-se que em 2020 o país fature 20 bilhões ao ano.

Tem interesse em começar a empreender no ramo ou incrementar algo novo na sua empresa? Este é o texto certo para você! Acompanhe a leitura e veja nossas dicas de onde investir no mercado pet:

Quais setores faturam mais?

Fizemos um ranking com os quatro segmentos mais importantes do mercado pet:

1. Pet Food

Com 67,6% do faturamento, em primeiro lugar está o setor de alimentação, que inclui rações, snacks, bifinhos e petiscos em geral.

2. Pet Serv

O segmento de serviços apresenta 16,2% do lucro anual e fazem parte do setor o adestramento, comércio, hotéis e creches.

3. Pet Care

O terceiro setor que mais fatura (8,1%) foca em produtos de cuidados para pets como equipamentos, acessórios, higiene e beleza.

4. Pet Vet

Os medicamentos veterinários compõem 8,1% do faturamento do mercado e divide o terceiro lugar no pódio com Pet Care. Isto nos mostra que os brasileiros dão igualmente importância à saúde e aos cuidados estéticos dos animais.

Com esses dados, definimos algumas ideias de empreendedorismo dentro do mercado pet:

Treinamento de donos e adestramento de animais

Os donos precisam ser treinados? A resposta é sim. E não pense que são só os donos de primeira viagem. Com o tratamento dos pets cada vez mais humanizado, as pessoas acabam se esquecendo que eles têm instintos e necessidades próprias de cada espécie e raça e que elas precisam ser preservadas para o bem estar do animal.

O adestramento de bichinhos é uma prática ainda pouco conhecida, mas profissionais como Alexandre Rossi, Cesar Millan e Jackson Galaxy têm ajudado difundindo a importância e benefícios do adestramento. Você pode mostrar aos clientes alguns diferenciais como ajudar o pet a se adequar em um ambiente novo depois de uma mudança de casa, por exemplo.

Petsitter

O serviço de babá para pets está crescendo no Brasil. O profissional precisa ter capacitação no adestramento e cuidado de animais e gostar de fazer companhia para eles.

As tarefas de um petsitter incluem passear com o bichinho, alimentá-lo na hora certa, brincar e até ensinar alguns truques e auxiliar no tratamento e recuperação de pets que passaram por cirurgia.

Hotel e creche

São estabelecimentos onde os donos deixam seus pets quando vão viajar ou trabalhar. Neles os animais tem contato com outros de sua espécie e passam a estadia brincando, descansando e fazendo diversas atividades.

A falta de tempo não é o único motivo para os pets irem ao day care. Falta de espaço, sedentarismo e solidão também são fatores importantes que fazem os proprietários buscarem esses estabelecimentos.

Banho e tosa

Quantos clientes são obrigados a agendar o banho e tosa aos sábados e feriados por não terem tempo ao longo da semana?

Pensando no bem estar dos consumidores e no aumento de lucro, uma dica é abrir horários alternativos. Outra ideia é disponibilizar transporte ida e volta para o animal ou até mesmo adquirir um pet shop móvel.

Acessórios

Já viu alguns pets parecerem com seus donos? Pegando esse gancho, que tal vender acessórios para animais no mesmo estilo e gostos de seus donos?

É muito fácil. Observe alguns clientes, ou, se puder, pergunte do que eles gostam, faça uma pesquisa, tudo para obter informações sobre as preferências de seus consumidores.

Depois, olhe os resultados e venda roupinhas, brinquedos, comedouros e outros acessórios com características dos donos dos pets, Isso gera identificação com a marca e pode aumentar o marketing da sua loja.

Plano de saúde animal

Este é um ótimo método para aumentar o lucro e garantir previsibilidade na receita de clínicas veterinárias. Faça pacotes de planos com diferentes tamanhos e preços para o cliente usar durante o ano ou mês e cobre um valor dividido em 12 parcelas.

Os pacotes podem conter serviços de banho e tosa, consultar veterinárias, vacinação e vermifugação, etc, o que permite que os pet shops também possam fazer um plano parecido com o intuito de fidelizar clientes.

Alimentação premium e padaria pet

Os dois itens foram responsáveis pelo aumento do lucro do setor Pet Food por ter conquistado o gosto dos clientes.

Tanto a alimentação premium quanto a padaria pet consistem em adaptações de produtos para humanos para cães e alimentos frescos feitos com ingredientes selecionados e de boa qualidade. Encontramos desde alimentação orgânica até cerveja apropriado aos bichinhos.

Para abrir qualquer um destes estabelecimentos, é necessário a autorização do Ministério da Agricultura e da contratação de um veterinário ou zootecnista responsável pela tabela nutricional dos produtos que serão produzidos e comercializados.

Fotografia de animais

Se você gosta de fotografar ou é especializado nisso, fazer books de animais de estimação é uma boa pedida.

Você pode tirar fotos em lugares externos como parques, por exemplo, ou nas casas dos clientes, montar books digitais ou físicos e fazer a divulgação do seu trabalho em uma página no Facebook ou no Instagram.

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E aí, já escolheu em qual área do mercado pet você vai empreender em 2018? Para ver mais dicas de empreendedorismo é só ler nosso ebook Guia Completo para um Pet Shop de Sucesso.