programas de fidelidade

5 tipos de programas de fidelidade para conquistar os cliente

Já é fato que os programas de fidelidade funcionam na hora de conquistar os consumidores e aumentar as vendas. Seus principais objetivos são premiar os clientes a medida que eles compram no seu pet shop e incentivar o retorno deles ao estabelecimento.

Para chegar nesse resultado, é necessário conhecer seus consumidores e escolher o modelo de programa de fidelidade que eles mais gostariam de participar.

Sabemos que decidir qual modelo promocional utilizar pode ser uma tarefa difícil. Então, listamos os 5 tipos de programas de fidelidade que se encaixam melhor dentro do mercado pet. Confira!

1) Cartões de fidelidade

É um dos métodos mais famosos e simples de usar.

Na primeira compra do cliente, ele ganha um cartão com alguns espaços que serão preenchidos com carimbos a cada compra. Quando ele completar 10 compras no seu pet shop, poderá ganhar um prêmio escolhido por você.

2) Sistemas online de fidelidade

Esse modelo pode ser utilizado dentro do site do pet shop. O cliente se cadastra com um código ou com o próprio CPF e pode consultar seus pontos. Funciona do mesmo modo que o cartão de fidelidade: a cada compra, um novo ponto.

3) Programas de coalizão

Existem diversos segmentos dentro do mercado pet e o programa de coalizão pode gerar um crescimento contínuo para o seu pet shop. Isso porque ele funciona como uma parceria entre empresas, ou seja, o cliente precisa consumir nos estabelecimentos que fazem parte do programa pra conseguir pontos. Na hora da premiação, cada empresa pode oferecer um benefício diferente e o consumidor poderá escolher o prêmio de sua preferência.

Não pense que por que o cliente irá comprar em outros lugares isso trará prejuízos para você. A parceria deve ser feita pensando em um complemento de serviços. Por exemplo: seu pet shop vende produtos e acessórios para pets e oferece banho e tosa. Você deve procurar parcerias com empresas que disponibilizam outros tipos de atividade como clínicas veterinárias, hotel para pets, centro estéticos para animais, etc.

Lembrando que, para o modelo de coalizão funcione, as empresas parceiras devem estar localizadas próximas do seu pet shop para que o cliente não precise se deslocar muito e cumpra com o objetivo do programa.

4) Programas de cashback

É um programa de fidelização recente no Brasil, mas que está fazendo a cabeça dos consumidores e apresenta um ótimo índice de aumento de vendas para os empreendimentos que o utilizam.

Para começar a usar esse tipo de programa, você precisa cadastrar seu pet shop em uma empresa de cashback. Assim, quando o cliente comprar na sua loja, ele receberá uma porcentagem escolhida por você do valor da compra de volta direto em sua conta bancária.

O programa de cashback só poderá ser utilizado caso você tenha um pet shop online.

5) Programas personalizados

Esse tipo de programa é baseado nos programas de milhas. Nele, os pontos podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos.

guia das galáxias para fidelizar clientes

Gostou das nossas sugestões? Para saber mais dicas, leia nosso Guia das Galáxias para Fidelizar Clientes no Pet Shop e aumente suas vendas!